Valvulas de controle
1.1 IMPORTÂNCIA DA VÁLVULA DE CONTROLE PARA HUMANIDADE
A válvula é um produto raramente notado pela maioria das pessoas, ainda que ela possua um importante papel na qualidade de nossas vidas.
Cada vez que você gira uma torneira de água, usa sua máquina de lavar louça, ajusta o registro de gás do seu fogão, ou pisa no acelerador de seu carro, você opera uma válvula.
Sem os sistemas modernos de válvulas, não haveria água pura e fresca, ou aquecimento automático em seu lar. Não haveria serviços públicos, além de madeira e carvão, não existiria nehuma outra forma de energia.
A produção de plástico seria inviável, assim como não seria tão econômico a fabricação de outros tipos de produtos aqui não citados.
Por definição, a válvula é um diposivo que controla a vazão de um fluido. Nos dias de hoje as valvulas podem controlar não somente vazão mas também o volume, a pressão, a razão (proporção), a direção de líquidos, gases, misturas, ou materiais sólidos atavés de um oleoduto, calha ou algo similar.
Elas podem abrir, fechar, modular, regular ou isolar. Seu tamanho pode variar de uma fração de polegada a mais de 30 pés em diâmetro.
Podem variar em complexidade de uma válvula simples de latão disponível na loja de ferragens a uma tão sofisticada, feita de uma liga exótica de metal, que podem ser aplicadas em controle de sistema de refrigeração de um reator nuclear.
As válvulas podem controlar vazão de todos tipos, desde uma fino gás como as substâncias quimicas altamente corrosivas, vapor sobreaquecido, misturas abrasivas, gases tóxicos e materiais radioativos.
Elas podem manipular temperaturas de região de criogênicas a metal fundido, e altas pressões de vácuo até milhares de libras por polegada quadrada (PSI).
A válvula é um dos componentes mais básicos e indispensáveis da nossa sociedade tecnológica moderna. É essencial a praticamente todos os processos industriais e a toda produção de energia e fornecimento. Mas é um dos produtos mais