Valvula PItot
Em muitos estudos ou situações é necessário determinar o módulo e a direção da velocidade de um fluido. Apesar de ser impossível a obtenção da velocidade num ponto, pode-se determinar a velocidade média numa pequena área ou volume através de instrumentos adequados. Assim como suas temperaturas, também com uso de equipamentos adequados, neste iremos descrever postos sobre tubos de pitot (Velocidade dos Fluidos),o objetivo do uso do tubo de Pitot é determinar as velocidades dos fluidos, sendo usado principalmente em escoamento de gases na aviação e na velocidade da vazão em uma hidrelétrica e termopares (Suas Temperaturas) os termopares são dispositivos electrónicos com larga aplicação para medição de temperatura.
CONCEITOS
O Tubo de Pitot é um instrumento utilizado para a medição de velocidades de escoamentos, tanto internos quanto externos, para líquidos ou gases. O instrumento foi apresentado em 1732 por Henry de Pitot - “A idéia deste instrumento era tão simples e natural que no momento que eu o concebi, corri imediatamente a um rio para fazer o primeiro experimento com um tubo de vidro”, (Benedict, 1984). Os conceitos básicos necessários para o entendimento e para o uso do Tubo de Pitot estão associados às pressões do escoamento.
Pressão Estática – é a pressão real ou a pressão termodinâmica que atua no fluido. Pode também ser definida como a pressão acusada por um sensor que acompanha o fluido, com a mesma velocidade deste. É medida através do uso de um pequeno orifício executado na parede da tubulação ou de outra superfície alinhada com o escoamento, tendo-se o cuidado de que esta medição altere o mínimo possível o movimento do fluido. Pressão Dinâmica – é a pressão decorrente da transformação da energia cinética do fluido em pressão, através de uma desaceleração isoentrópica do mesmo.
Pressão Total, de Impacto ou de Estagnação – é a soma da pressão estática com a pressão