Valorização do patrimômio histórico - projeto
1. INTRODUÇÃO
A preservação do patrimônio Histórico e cultural da região é de extrema importância para a perpetuação da cultura local. Neste sentido, a escola pode ajudar nesta preservação histórica através de ações que venham a inserir as novas gerações em um contexto de aprendizagem para a valorização da cultura local, para tanto, deve investir em um conjunto de ações metodológicas e extra curriculares que venham a contribuir para o alcance desta meta.
Vale salientar que, tudo que foi produzido pelo trabalho humano faz parte da cultura. O homem cria situações para se adaptar a ela. A cultura é um “fenômeno social” que representa o nível de desenvolvimento alcançado pela sociedade no que diz respeito a conhecimento, crença, arte, literatura, educação, costumes, ciência, moral, leis e hábitos diferentes adquiridos pelo homem. Este, está sujeito às necessidades do meio, que têm de ser atendidas para que os indivíduos possam sobreviver e procriar. Para tanto, ele desenvolve um ambiente secundário e artificial, este ambiente nada mais é do que a cultura.
Nesta perspectiva, a Educação Patrimonial constitui um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo no qual, a partir da experiência e do contato direto com as evidências e manifestações da cultura, o trabalho de Educação Patrimonial busca levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural (HORTA et al., 1999).
O presente trabalho consiste em discutir teoricamente acerca da importância da valorização do patrimônio histórico da região de São José do Rio do Peixe a partir de propostas pedagógicas que valorizem as riquezas provenientes da história que demonstra a presença de dinossauros há muitos anos atrás