Valores e cultura
A diversidade e o diálogo de culturas
1. Definir o conceito de cultura
Quando falamos de sociedade estamos a referir – nos a um conjunto de pessoas que se relacionam entre si, de forma mais ou menos organizada, cooperando umas com as outras. O modo de vida próprio de uma sociedade é o que se pode designar por cultura, na qual, se manifesta por formas específicas e divergentes. E.B. Tylor definia como: “ um todo complexo que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a educação, a moral, as leis, as tradições, o casamento, (…). Os costumes e todas as outras e disposições e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.
2. Distinguir elementos instrumentais de elementos ideológicos de uma cultura.
Por elementos da cultura entendemos toda a diversidade de valores que contribuem para a resolução de problemas dos indivíduos e dos grupos, para fomentar a coesão social e para a determinação da sua identidade própria. Entre eles temos dois tipos de elementos:
• Elementos Instrumentais ou físicos: são de carácter físico que visam satisfazer as necessidades básicas dos indivíduos, tais como, a alimentação, o defecar, as necessidades de segurança, de afecto (…), objectos naturais, técnicos e imóveis.
• Elementos ideológicos ou imateriais: são de carácter imaterial que permitem organizar e tornar corrente o pensamento e o cujuramento (procuram dar coerência e organizar o pensamento e o comportamento humano).
3. Explicar os conceitos de: Multiculturalismo – o que é?
São pessoas de espaços culturais diferentes/diversos que convivem (ou são das muitas vezes obrigadas a relacionarem – se e a ter de conviver com as outras culturas) no mesmo espaço sócio – cultural (pessoas com culturas diferentes terem de lidar umas com as outras) onde por vezes surgem conflitos. Por ex.: as pessoas de raça negra, normalmente abandonam a escola muito cedo, não podendo arranjar emprego e acabando por se tornarem marginais.
Atitudes face á diversidade