Cultura e valores organizacionais
Comunicação e cultura são duas faces de uma só moeda.
Para que sua atuação traga benefícios à organização e aos seus negócios, o profissional de MKT deve desvendar a cultura organizacional por meio dos comportamentos, valores políticas, condutas e estilo de comunicação adotado pela organização.
A cultura faz parte dos processos organizacionais que atuam como elemento fundamental na construção e reconstrução das relações sociais das organizações.
As organizações são agentes de manutenção e/ou transformação de cultura. A comunicação, além de facilitar a circulação de informações, também tem a capacidade de produzir significados.
A comunicação deve ser entendida tanto como agente que molda a
organização,
quanto
resultado
das
estruturas
organizacionais que estabelecem as mensagens a serem transmitidas. As organizações têm como uma de suas funções contribuir para resolver problemas da sociedade; no entanto, elas também criam problemas ou desafios para a sociedade.
Promovem relacionamentos com indivíduos e grupos que, por sua vez, ajudam a estabelecer e a cumprir suas finalidades, definir o que são e o que fazem.
O relacionamento da organização com seus públicos está diretamente vinculado
à
estrutura
de
poder
e,
consequentemente, aos elementos que moldam a cultura organizacional. As relações de poder se materializam por meio de diretrizes, políticas e procedimentos organizacionais, reforçando ou não os vínculos com os colaboradores e públicos de interesse.
Devemos atuar como “analistas de cenários”, identificando as tendências e interferências do ambiente externo e da dinâmica interna da organização.
Cultura organizacional é uma construção social coletiva dinâmica que é compartilhada por pessoas e grupos sociais que percebem, pensam e reagem diante de diferentes contextos. A cultura organizacional é importante na definição dos valores e dos comportamentos dos indivíduos que formam a organização, bem como que tal relação