valores medley
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO- ATIVIDADE II
PESQUISA FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Índice
INTRODUÇÃO
Função de linguagem
Conclusão
Referencia
Introdução
Este trabalho foi realizado com base na internet, e tem como o objetivo explicar e exemplificar, o que são, pra que servem e onde usam “FUÇÃO DE LINGUAGEM” .
Linguagem é uma forma de apreensão e de comunicação das coisas do mundo, o ser humano, ao viver em conjunto, utiliza vários códigos para representar o que pensa, o que sente, o que quer, o que faz.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM
Podem ser definidas como recursos para enfatizar a intenção do produtor da mensagem. Cada um desses recursos varia de acordo com o elemento/fator de comunicação utilizado.
1) Função Referencial ou Denotativa
Palavra-chave: referente- Transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.
2) Função Expressiva ou Emotiva
Palavra-chave: emissor - Reflete o estado de ânimo do emissor, os seus sentimentos e emoções. Um dos indicadores da função emotiva num texto é a presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação.
3) Função Apelativa ou Conativa
Palavra-chave: receptor- Seu objetivo é influenciar o receptor ou destinatário, com a intenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativos. É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.
4) Função Poética
Palavra-chave: mensagem -É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que como que dizer. O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais e