qualiade
Nascimento: 13/07/1915, Tóquio, Japão.
Falecimento: 16/04/1989, Japão.
Formação: Em 1939 graduou-se em Química Aplicada e em 1960 doutorou-se. Exerceu também o estudo na área de Engenharia. Ishikawa entrou para a União Japonesa de Cientistas e Engenheiros (JUSE), um grupo de pesquisa de controle de qualidade e nos anos 50 e 60 lecionou cursos para executivos sobre controle de qualidade.
Ferramenta:
Ishikawa introduziu o conceito de Círculo de Controle de Qualidade (CCQ), com o objetivo de educar todas as pessoas que trabalhavam nas fábricas japonesas em técnicas estatísticas adaptadas, difundidas como ferramentas da qualidade
Criou as"sete ferramentas do controle da qualidade". *Diagrama de Pareto; *Diagrama de Causa e efeito; que forneceu uma ferramenta poderosa que facilmente pudesse ser usada por não-especialistas para analisar e resolver problemas. Uteis para encontrar, classificar e documentar as causas da variação da qualidade na produção e organizar a relação mútua entre eles. *Histograma; tinha objetivo representar uma distribuição de freqüência de uma variável de interesse. *Folhas de verificação; *Gráficos de dispersão; *Fluxograma; *Cartas de controle.
que forneceu uma ferramenta poderosa que facilmente pudesse ser usada por não-especialistas para analisar e resolver problemas. Uteis para encontrar, classificar e documentar as causas da variação da qualidade na produção e organizar a relação mútua entre eles.
Esteve envolvido nas normas japonesas e internacionais de certificação. Contribuiu muito tanto para qualidade como para gestão de empresas, foi o guru que mais enfatizou o lado humano da qualidade. Como exemplo disso podemos citar os Círculos de Controle de Qualidade - CCQ