qUALIADE
“Hoje, qualidade é um termo que passou a fazer parte do jargão das organizações, independentemente do ramo de atividade e abrangência de atuação publica ou privada” (JUNIOR, et al., 2010, pg. 32).
Armand Vallin Feigenbaum aborda qualidade como sendo um instrumento estratégico pelo qual todos os trabalhadores devem ser responsáveis.
Philip Crosby (associado no conceito “zero efeito”) define qualidade como sendo conformidade às especificações, que podem variar de acordo com as necessidades dos clientes.
A qualidade não é apenas uma forma de controle, mas um modelo de gerenciamento que busca a eficiência e a eficácia das organizações. A maneira mais segura de definir a qualidade de uma organização é por meio de sua Politica da Qualidade.
Politica da qualidade representa as intenções e objetivos de uma organização no que diz respeito a qualidade. A empresa X tem como sua Politica da Qualidade: Responsabilidade e comprometimento com nossos clientes, para satisfação dos mesmos envolvendo saúde e bem estar.
Devido à necessidade das empresas apresentarem a adequação do sistema de gestão da qualidade ao mercado, surgiu a atividade de certificação.
“Certificação é um conjunto de atividades desenvolvidas por um organismo independente, sem relação comercial, com o objetivo de atestar publicamente, por escrito, que determinado produto ou processo etá em conformidade com os requisitos especificados. Esses requisitos podem ser nacionais, estrangeiros ou internacionais” (JUNIOR, et tal.,2010, pg. 71).
A empresa apresenta as seguintes Certificações de Sistema de Gestão da Qualidade: Certificado de Boas Práticas de Fabricação RDC 59, Certificado de Conformidade ISO 13485:2003, Certificado de Conformidade NBR ISO 9001:2000.
Referência:
GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
JUNIOR, Insnard Marshall. CIERCO, Agliberto Alves. ROCHA, Alexandre Varanda. MOTA, Edmarson Bacelar.