Valor Econômico Agregado
João Francisco Almeida Torres
Paulo Rogerio Perez
VALOR ECONÔMICO AGREGADO – VEA OU EVA
Londrina
2013
Oscar Buss Schwanz
João Francisco Almeida Torres
Paulo Rogerio Perez
VALOR ECONÔMICO AGREGADO – VEA OU EVA
Trabalho apresentado à disciplina Finanças
Corporativas, prof. Paulo Brambilla
Londrina
2013
VALOR ECONÔMICO AGREGADO – VEA OU EVA
1 INTRODUÇÃO
O Brasil encontra-se, atualmente, no meio de uma verdadeira revolução em governança corporativa. Governança corporativa pode ser definida como o conjunto de normas, regras e valores que moldam o comportamento dos gerentes das empresas. Sistemas de governança são estabelecidos para medir desempenho, planejar o negócio, tudo no interesse de quem, no final, são os verdadeiros donos da empresa - seus acionistas. O sistema de gestão VEA pode servir para alinhar os interesses dos gerentes e dos acionistas. Através deste sistema de aferição de resultados financeiros gerenciais, baseados na criação de valor e vinculado a um programa de remuneração variável, a organização conseguirá o equilíbrio no gerenciamento dos interesses de todas as partes e estará gerando riqueza para seus acionistas.
2 CONCEITOS GERAIS E INDICADORES RELACIONADOS
2.1 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
As demonstrações financeiras compreendem todas as operações efetuadas por uma empresa, traduzidas em moeda e organizadas segundo as normas contábeis. Em consequência, há um grande número de informações que podem ser extraídas destas. Os principais demonstrativos financeiros utilizados pelas empresas e que, através destes, se pode medir os seus desempenhos, são o balanço patrimonial e o demonstrativo de resultados do exercício.
2.1.1 Balanço Patrimonial
O balanço tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinado momento, os bens e direitos, assim como as obrigações.
Matarazzo (1998, p.144) e Young e O’ Byrne (2001, p.44-45) propõem uma padronização