Valor econômico agregado
INTRODUÇÃO
EVA – Valor Econômico Agregado pode ser usado para a análise e gerenciamento de projetos, demonstrando o valor real do projeto, de acordo com o seu andamento.
DESENVOLVIMENTO
O gerenciamento do valor agregado consiste em medir a performance pela comparação do custo do projeto com seu valor agregado. São analisadas, três curvas de desempenho: valor planejado ao longo do tempo; o valor realmente gerado até o momento; e o valor do custo do projeto.
Valor planejado ao longo do tempo:
O custo planejado do projeto na sua linha de base, via de regra, o custo usado para a cotação do projeto.
O valor realmente gerado até o momento:
O valor dos serviços realmente executados baseados nos preços orçados, ou seja, é o valor da medição – em reais – de um empreendimento.
Valor do custo do projeto:
O custo efetivamente desembolsado para o avanço atual do projeto
Análise
Para verificarmos o porcentual do cumprimento de um programa, dividimos o valor realmente gerado até o momento, pelo valor planejado ao longo do tempo.
Para verificarmos o custo total efetivo contra o previsto para a data, dividimos o valor realmente gerado até o momento, pelo valor do custo do projeto.
CONCLUSÃO
Há dois métodos para analisar as informações do projeto, o Método Otimista e o Método Pessimista:
Método Otimista:
A diferença do cumprimento do cronograma ou de custos, não constitui uma tendência de comportamento, e pode ser considerada um desvio de percurso.
Método Pessimista:
As pessoas envolvidas no projeto colocarão mais empenho em um projeto que está atrasado, aumentando o custo na forma de horas extras e de maior mobilização de pessoal, de forma a reverter o atraso.
O valor original deve ser dividido por: (porcentual do cumprimento de um programa deve ser multiplicado pelo custo total efetivo contra o previsto para a