Valor econômico agregado
CONTABILIDADE
GERENCIAL
JOÃO PESSOA – PB
DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE
COORDENAÇÃO DE CONTABILIDADE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE
GERENCIAL
JOÃO PESSOA – PB
OUTUBRO - 2012
Valor Econômico Agregado
E.V.A
Trabalho bibliográfico apresentado a disciplina de Contabilidade Gerencial, ministrada pelo professor Aldo Callado
JOÃO PESSOA – PB
OUTUBRO - 2012
“Quanto mais um homem se aproxima de suas metas, tanto mais crescem as dificuldades.
Goethe
APRESENTAÇÃO
O trabalho apresentado propende realizar uma breve discussão sobre a importância da Demonstração do Valor Econômico Agregado, conhecida como EVA,e sobre a sua utilização como ferramentas de controle gerencial, através de uma revisão bibliográfica e acervo digital, apontando os aspectos relevantes.
Para entendimento do tema abordado, iniciamos o trabalho com a apresentação histórica, elucidando os aspectos históricos relevantes.
INTRODUÇÃO
Em busca de melhores vendas, lucros operacionais, ganhos por ação, as empresas têm procurado melhores formatos de avaliação de desempenho com a finalidade de direcionar a compensação e a motivação de seus colaboradores para adicionar valor às suas ações. Muitas empresas estão aderindo ao EVA, pois esta metodologia permite ao executivo identificar as áreas da empresa que criam ou destroem valor.
O EVA permite que se aprimore com maior eficácia a dificuldade de agenciamento habitualmente colocado entre o agente colaborador representado pelo funcionário da empresa e o principal que corresponde ao acionista
Valor Econômico Agregado (Economic Value Added) E.V.A
1. Aspectos Históricos:
O conceito de lucro residual existe a mais de 75 anos, porém, somente no início dos anos 90 foi redescoberto e reformulado para EVA Economic Value