livro if
MODELO EM
EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL
E TECNOLÓGICA.
CONCEPÇÃO E DIRETRIZES
2010
3
2010
INSTITUTOS FEDERAIS
APRESENTAÇÃO
O Ministério da Educação criou um novo modelo de instituição de educação profissional e tecnológica. Estruturado a partir do potencial instalado nos atuais Centros Federais de
Educação Tecnológica (Cefet), Escolas Técnicas Federais, Agrotécnicas e Vinculadas às
Universidades Federais, os novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia permitirão que o Brasil atinja condições estruturais necessárias ao desenvolvimento educacional e socioeconômico.
O foco dos Institutos Federais será a justiça social, a equidade, a competitividade econômica e a geração de novas tecnologias. Responderão, de forma ágil e eficaz, às demandas crescentes por formação profissional, por difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos e de suporte aos arranjos produtivos locais.
Os novos Institutos Federais atuarão em todos os níveis e modalidades da educação profissional, com estreito compromisso com o desenvolvimento integral do cidadão trabalhador; e articularão, em experiência institucional inovadora, todos os princípios formuladores do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Este novo arranjo educacional abrirá novas perspectivas para o ensino médio, por meio de uma combinação do ensino de ciências naturais, humanidades e educação profissional e tecnológica.
Os fundamentos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia estão aqui, nesta pequena publicação, de forma a que a sociedade brasileira possa entender e participar da construção do sólido caminho que estamos traçando em busca de um Brasil mais justo.
2010
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
2
INSTITUTOS FEDERAIS
1
2010
Institutos
Federais de
Educação,
Ciência e
Tecnologia
INSTITUTOS FEDERAIS
7
2010
INSTITUTOS FEDERAIS
O Ministério da Educação, ao apresentar o Plano de Desenvolvimento da