Valor de Mercado
Título: O CONCEITO DE VALOR DE MERCADO
Autor: Caldas, Léo Saraiva
Engenheiro Civil, CREA/SC no 2.440-0
IBAPE/SC s/no
Telefones: (48) 3257-7434, 3257-8887 e 9982-6709
E.mail: leosaraivacaldas@yahoo.com.br
Endereço: Rua Franklin Cascaes, 375 – Real Parque
88.113-410 SÃO JOSÉ SC
O CONCEITO DE VALOR DE MERCADO
Resumo: O trabalho a seguir é constituído de pesquisa e conclusões a respeito do conceito de “valor de mercado” na forma como é compreendido em engenharia de avaliações. Tem a intenção de rever as definições existentes até aqui e o objetivo de, pelo caminho da racionalidade, defini-lo do modo mais apropriado e direto, em consonância com as metodologias empregadas no momento atual e assim contribuir para o aprimoramento dessa matéria.
Palavras Chave: Valor, Avaliação, Conceito.
1. O significado de “valor”.
O termo valor tem vários significados. Alguns subjetivos e outros objetivos. Nós, avaliadores, cuidamos de avaliar bens reais, de natureza tanto tangível como intangível mas que podem ser mensurados quanto ao valor que possuem. Quando avaliamos direitos, entes não físicos, sabemos que ainda assim eles possuem uma grandeza definida por uma medida de valor. Assim, o conceito de valor ditado mais adiante é referido aos entes tangíveis ou não, passíveis de medição de valor. Essa medição se baseia em uma escala ditada pelo mercado de trocas do bem que se está avaliando. E o valor procurado se chama, no caso, de valor de mercado. Para medir o valor de mercado de um bem, buscamos a comparação com os valores conhecidos de outros similares, o que se chama de método comparativo.
Logo, o conceito de valor de mercado na forma como é empregado em engenharia de avaliações, pode ser definido sinteticamente como: “Valor de mercado é a medida de um bem expressa em unidade monetária e que resulta sempre de uma estatística feita com os dados de informações sobre os preços