Ppi - valor de mercado x valor da marca
VALOR DA EMPRESA E VALOR DA MARCA. UMA APLICAÇÃO DOS MÓDULOS DE CAIXA DESCONTADO.
Faculdade Metropolitana da Grande Recife
Gestão Financeira – 1º Período – 2012.1
Alunos: Charlene Neves / EdjaneSantiago / Elenice Maria / HayssaMarrye / Josivane Miguel / Leandro Urbano / Sabrina Gomes e Silvaneide Borges.
Professores: Augusto Dornelas e Odilon Saturnino.
INTRODUÇÃO
Qual o valor de uma empresa? Hoje em dia esta é uma pergunta bastante feita no mercado para quem quer investir, comprar, vender, fundir empresas etc... para saber realmente o valor de uma empresa sem se basear somente no que ela possui de bens ou no que ela lucra, temos que verificar várias variáveis como o valor contábil do ativo que ela possui, a capacidade que ela possui de gerar lucros, saber a sua rentabilidade etc. assim podemos ter uma noção de quanto ela vale.A rentabilidade de uma empresa nós não temos como medir na exata aquisição da empresa, teremos que utilizar alguns métodos para calcularmos este valor tais como:Projetar uma possível rentabilidade nos baseando nas expectativas de vendas futuras das mercadorias e/ou serviços, custos da empresa já adquiridos e/ou a ser em curto prazo, despesas fixas a curto e longo prazo, investimentos realizados, financiamentos adquiridos, inflação esperada, juros do mercado, impostos e outros dados, pois todos estes dados citados e mais alguns outros influenciam no valor de mercado de uma empresa pois serão de certa forma entradas e saídas de valores da empresa já adquiridos ou obrigatório.
Utilizar os históricos dos dividendos pagos com o seu crescimento histórico como variáveis na definição financeira do valor (este método é bastante simplificado e o risco de uma avaliação totalmente irreal é bastante grande).
Utilizar os índices como o PREÇO/LUCRO (P/L), esta também é uma avaliação bastante imprecisa porque considera basicamente os dados do passado, o que não tem como nos garantir ou visualizar mesmo que em