Procedimento de estaca raiz em solo e rocha
A PORTO PRIMAVERA TRANSMISSORA DE ENERGIA (COBELUX) At. Sr. José Anselmo / Benedicto Alesi. e-mail: joseanselmo@cobelux.com.br / balesi@cobelux.com.br Fone/Fax: (21) 2215-7091 Rio de Janeiro - RJ.
Obra: Linha de transmissão 230 kV – Porto Primavera – Dourados – Imbirissu. Assunto: Procedimento executivo de estacas raiz.
Prezados senhores, vimos através deste apresentar-lhes o procedimento executivo de estacas raiz em solo e rocha. O processo é constituído por uma série de métodos e cuidados preliminares que serão descritos a seguir. Primeiramente deve-se verificar alguns documentos técnicos como relatório de sondagem, projeto estrutural com cargas nos pilares e projeto das fundações. A seguir deve ser definido o equipamento a ser utilizado: perfuratriz rotativa hidráulica, misturador de argamassa, bomba de injeção de argamassa, compressor de ar, com pressão máxima de 0,5 MPa e bomba d’água capaz de promover a limpeza dos detritos da perfuração do interior do tubo de revestimento. Após a locação formal das estacas a serem executadas posiciona-se a perfuratriz, verifica-se a verticalidade e/ou ângulo de inclinação de acordo com a característica da estaca e centra-se o tubo de revestimento no piquete de locação da estaca a ser escavada. Realizar a perfuração do solo por meio de perfuratriz rotativa com a descida de tubo de revestimento metro a metro; caso o tubo de revestimento encontre dificuldade para o seu avanço, em razão da ocorrência de solos muito duros ou ainda plásticos, devem ser empregadas brocas de três asas, tipo tricone, para execução de pré-furo ou ainda para a limpeza no interior do tubo. Escavar com o auxílio da circulação de água injetada no seu interior, até a profundidade prevista em projeto. Fazer a batimetria da profundidade da perfuração definida em projeto, introduzindo no interior