manutençao
Define-se a manutenção como um conjunto de atividades que se desenvolve em todo o ciclo de vida de um equipamento, sistema ou instalação e que tende manter ou repor a sua operacionalidade com qualidade, custo e disponibilidade, com total segurança.
A manutenção também se define como a combinação de ações de gestão, técnicas e económicas, aplicadas aos bens, para otimização dos seus ciclos de vida.
Importância dos aspetos Socias, Legais e Económico da manutenção
Do ponto de vista económico, procura-se a maximização do rendimento dos investimentos efetuados nas instalações e equipamentos, o prolongamento da sua vida útil e o aumento das taxas de operacionalidade. Conseguimos alcançar estes resultados através da redução dos desperdícios, rejeições e reclamações sobre os produtos/serviços, evitando atrasos ou interrupções da produção/exploração, na redução dos consumos e melhor aproveitamento dos recursos humanos.
O aspeto legal diz respeito a atitudes de prevenção com a insegurança ou riscos de acidente, o incómodo tal como o ruído, fumos ou odores, a poluição ou a insalubridade (temperatura, humidade).
Do ponto de vista social temos o conjunto das medidas que, não sendo imposições legais, podem contribuir para a preservação ou melhoramento da imagem da empresa.
Fases da Manutenção
A manutenção é realizada pelos próprios operários da produção sem qualquer carácter sistemático. Este modelo poderá ser adaptado para unidades muito pequenas e com máquinas simples. Há um serviço próprio de manutenção que atua apenas quando ocorrem avarias e nas reparações gerais. Quando não há avarias os operários da manutenção realizam outras tarefas. Este sistema bastante simples, é aplicado a unidades em que não existe fabrico em série nem automação.
O serviço de manutenção atua duma forma organizada, existe programação dos serviços e já se realizam previsões. Este modelo existe em fábricas com uma certa dimensão embora sem fabrico contínuo. O