"Valor" da marca e fundamentação teórica das ações de marketing
Havaianas
Segundo a AlmapBBDO, agência que possui a conta das Havaianas, sua identidade visual de resume dessa forma: “Como transformar 30 cm de borracha e duas tiras, a preço médio de U$8,00 em uma marca mundial? Juntando o simples com a alegria, exuberância com irreverência, o design com a cor. Toda a manifestação da marca, seja a mídia que for, tem sempre na sandália, o seu ponto de partida. Refletindo a cultura e alma brasileira, vamos formando uma identidade única. Deixando de ser uma simples sandália de borracha, pra se transformar na primeira marca mundial, verdadeiramente brasileira.”
As Havaianas continuam, através de suas ações de marketing, focando suas campanhas publicitárias em juventude, bom-humor, moda, vinculando sua utilização com a identidade tropical do país, além de investir fortemente na vinculação da sua imagem com a imagem de figuras de artistas, pessoas famosas e bem sucedidas.
Segundo a Revista Exame, as Havaianas respondem por 50% do mercado brasileiro de sandálias, o que representa cerca de 2,6 bilhões de receita líquida anual, e pretende dobrar suas vendas até 2016. Para isso, além de lançar novas coleções, a empresa busca investir em novas parcerias como a Disney, Warner e Missoni.
As estratégias das Havaianas vão de encontro ao que Marcos Cobra observa em seu livro “O Impacto da Propaganda – Um Estudo para Algumas Classes de Bens”, que diz “O objetivo primário das estratégias de imagem é criar na mente do consumidor uma impressão da marca que distinga das outras marcas”. Essas estratégias dão personalidade à marca, vinculando sua imagem a traços humanos, como juventude, ou mesmo criando uma imagem de status, como elegância. Aperfeiçoar os significados da marca na mente do consumidor, para atingir a diferenciação do produto através das