Valor da história
PRODUÇÃO TEXTUAL
NTRODUÇÃO
Os valores, regras e normas morais fazem parte da história da evolução da humanidade desde a constituição dos primeiros agrupamentos humanos, ou seja, ainda na idade primitiva e o surgimento dos primeiros grupos sociais.
A necessidade de estabelecer regras, comuns a todos os membros de um grupo ou comunidade, mesmo que estas não sejam cumpridas integralmente por todos, fazem parte do bom convívio social da formação do caráter da pessoa influenciando todas as etapas de sua evolução e demais aspectos da vida em sociedade.
São as regras advindas dos costumes que estabelecem as normas de conduta, inclusive dos aspectos éticos e morais responsáveis por boa parte dos princípios que orientam a vida cotidiana, seja em pequenos grupos como a família, seja em grandes grupos, tais como escola, trabalho, igreja etc.
Das regras morais surgiram os demais princípios que regem, moldam e estabelecem limites ao comportamento humano no meio social, bem como orientam o desenvolvimento de suas atividades pessoais e profissionais.
Desse modo, é de suma relevância que todo profissional, independente da sua profissão conheça as teorias e fundamentos dos princípios éticos e morais.
No caso específico do administrador de empresas este conhecimento se reveste de importância no cumprimento de suas atividades considerando que este é um profissional que geralmente lida com vários tipos de pessoas e consequentemente com vários tipos de personalidades e princípios.
PRODUÇÃO TEXTUAL: VALOR DA HISTÓRIA
De acordo com o texto “Valor da História” não há atividade moral autônoma; a moral é uma relação entre as atividades humanas.
Dessa forma, observa-se que a moral é advinda de uma construção histórica concreta, que permeia as atividades humanas de determinadas comunidades e grupos onde seus membros agem de acordo com sua estruturação social e exigências.
As regras, costumes e normas se institucionalizam e tornam-se