Valor adicionado
A Demonstração do Valor Adicionado é um mecanismo que as empresas utilizam para demonstrarem o seu perfil social, dando ênfase a valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua distribuição, evidenciando para quem a empresa está canalizando a renda obtida. Nela contém as informações qualitativas e quantitativas das ações pertinentes em relação à sociedade, visando à transparência de suas ações no exercício da responsabilidade social corporativa, tendo como base o princípio contábil da competência.
A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) conhecido também como valor agregado é um dos relatórios obrigatórios por lei a ser publicado pelas Sociedades Anônimas, tornando públicas as suas intenções e compromissos, tendo como foco mostrar que suas pretensões de lucratividade não estão ligadas somente em benefícios próprios, mas também com o desenvolvimento da sociedade. Isso se dá através do compromisso e da responsabilidade para com a sociedade, por meio da prestação de contas de seus desempenhos, demonstrando assim a eficiência das estratégias tomadas pela organização na utilização dos fatores de produção (recursos humanos, terra, capital e tecnologia), a participação dos empregados, do governo, dos agentes financiadores e dos acionistas na distribuição da riqueza gerada.
Teremos o montante de recursos que a empresa gera para remunerar salários, juros, impostos e reinvestir, se subtrairmos das vendas todas as compras de bens e serviços. Esse montante de valor que está sendo agregando é o PIB da empresa.
Para a realização do balanço social toma-se por