Contabilidade valor adicionado
Contabilidade
Francisco José de Araújo mestre em ciências contábeis
Resumo
1. Introdução
O presente artigo tem por objetivo discutir os modelos de Demonstração do Valor Adicionado (DVA) no Brasil. A DVA passou a integrar o conjunto de demonstrações contábeis previstas na legislação societária que as empresas publicam tradicionalmente no mercado de valores mobiliários. A Demonstração do Valor Adicionado surgiu para divulgar informações de cunho econômico e social das empresas, sendo que para tal divulgação as empresas devem observar os modelos de DVA instituídos em normativos contábeis. A pesquisa abordou um breve histórico, os conceitos e propósitos dessa nova peça contábil. Revelou que a DVA se converteu numa excelente fonte de informações para todos aqueles que, pelos mais diversos motivos, têm interesse no desempenho das empresas no processo de geração e distribuição de riqueza. Contemplou também os aspectos legais e o alcance da obrigatoriedade da DVA no Brasil.
As empresas utilizam as demonstrações contábeis para divulgar os resultados econômico-financeiros aos diversos grupos de usuários da contabilidade.
Com as mudanças políticas e sociais que o mundo vem experimentando nos últimos tempos, a divulgação de informações socioeconômicas tornou-se essencial para permitir uma avaliação mais abrangente do desempenho das empresas.
É a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) que fornece informações de natureza econômica e social para retratar a efetiva contribuição de uma empresa no processo de agregação de valor à economia na qual está inserida. A DVA passou a ser elaborada e publicada para atender a essa nova demanda informacional da sociedade, tanto nos aspectos econômicos, quanto nos aspectos sociais.
Para elaborar e publicar a demonstração do valor adicionado, as empresas devem utilizar os modelos de DVA previstos nos padrões oficiais de contabilidade atualmente em vigor, observando os ditames legais e