Tipos De Lixo
Todo material descartado, hoje em dia, possui um destino apropriado visto que com o aumento dos problemas ambientais desde poluições, acúmulo de lixo, contaminação do solo, das águas, há diferenciações no tipo de material a ser descartado, com o intuito de receberem um tratamento correto, são exemplo, os lixos: doméstico, orgânico, hospitalar, industrial, eletrônico, radioativo, dentre outros.
Classificação dos Tipos de Lixo
Os tipo de lixo são divididos basicamente em: doméstico, comercial, hospitalar, industrial, eletrônico e radioativo.
Lixo Doméstico: Esse tipo de lixo, também chamado de residencial ou domiciliar, é todo tipo de material gerado pelos moradores das residências, por exemplo, os materiais orgânicos (restos de alimentos, madeira, dejetos humanos), as embalagens, os vidros, os papéis, dentre outros. Importante ressaltar que muitas vezes, os remédios descartados com prazo de validade vencido, são considerados “lixo hospitalar” de maneira que podem contaminar os lenções freáticos e representar um risco grande para o meio ambiente.
Lixo Comercial: Composto essencialmente de embalagens de plásticos, papelões, papéis e restos de alimentos, esse tipo de lixo é produzido pelo terceiro setor (comércio e serviços) desde lojas, bancos, escritórios, restaurantes, dentre outros.
Lixo Hospitalar: Descartado por hospitais, clínicas de saúde, laboratórios, farmácias, consultórios odontológicos e veterinários, o lixo hospitalar é o descarte de materiais como seringas, gases, fraldas, luvas, agulhas, embalagens, são altamente nocivos aos seres humano por estarem contaminados com vírus, fungos e bactérias, e, por isso, é incinerado.
Lixo Industrial: Gerado pelo setor secundário, ou seja, as indústrias, esse tipo de lixo é caracterizado por resíduos como gases, produtos químicos, óleos, cinzas, metais, vidros, plásticos, tecidos, papéis, borracha, madeira, dependendo da atividade de cada Indústria. Normalmente, os materiais descartados da construção