VALMIR
A falta de informação sobre as demandas futuras faz com que haja a necessidade da armazenagem, deste modo quanto menor for o controle sobre essa variável maior será a armazenagem. Porém o ideal seria armazegem zero, mas como isso não é possível, o adequado seria estocar a menor quantidade possivel a fim de reduzir os custos e aumentar a eficiencia do processo.
A armazenagem por não ser um processo isolado acabar por influenciar o processo produtivo e impactar na cadeia de suprimentos. Dentre suas vantagens estão balanceamento do fluxo produtivo, controle da sazonalidade, continuidade do processo produtivo(ajuda a compensar a insegurança ou demora no abastecimento de materiais importados).
Algumas de suas desvantagens são:
Custos financeiros, pois estoques exigem imobilização de capital.
Custos de edificações, pois requer espaços fisicos que podem ser próprios ou alugados.
Custo de controle, afinal uma boa armazenagem exige pessoal especializado e estrutura administrativa.
Custo de obsolencia, poi a cada dia que passa surge uma nova tecnologia o mercado.
Custo de movimentação
Existem vários tipos de armazenagem, por exemplo, almoxarifado de matéria-prima: neste local ficara estocado todos os materiais destinados a fabricação do produto final da empresa, ou seja, a matéria prima própriamente dita.
Almoxarifado de manutenção: aqui estão alocados todos os componentes que irão auxiliar na manutenção das máquinas e dependencias da empresa (porca, parafusos e ferramentas em geral)
Almoxarifado de produtos acabados: local onde os produtos acabados ficam estocados prontos para serem enviados aos clientes.
O layout do almoxarifado é muito