A Classifica O Da Tica
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO NORTE DO RS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
A CLASSIFICAÇÃO DA ÉTICA
Amanda Hagemann
Juliana Crema
Mariana Bueno
Palmeira das Missões, RS, Brasil
2014
1 INTRUDUÇÃO
No presente trabalho será abordada a classificação da ética que se mostra essencial para fazer uma reflexão. Será apresentado também as várias tipologias e a fácil indistinção que existe entre elas, no qual a Ética Empírica pode ser enfocada em quatro configurações, que são: ética anarquista, ética utilitarista, ética ceticista, ética subjetivista.
2 A CLASSIFICAÇÃO DA ÉTICA
2.1 Ética Empírica
A filosofia empírica e a filosofia pura se devem a Kant, pois para ele empírica é a filosofia baseada na experiência pura fundada em princípios racionais. Ética empírica é aquela que pretende derivar seus princípios da mera observação dos fatos.
Segundo Nalini (2008, p. 37) “o subjetivismo ético ou subjetivismo moral é uma das principais variantes da ética empírica”. Cada sujeito estabelece o padrão ético que lhe convenha. Assim aparecem, por um lado, o subjetivismo ético individualista e do outro o subjetivismo ético social.
A partir daí não será difícil chegar ao ceticismo e ao niilismo. O cético desconfia de tudo, o niilista nada crê. Se aquilo que é bom para alguém pode ser mau para outro, o bem nada significa e a moral é produzida pela convenção arbitrária.
2.1.1 Ética Anarquista O vocábulo anarquismo originou-se do grego e significa sem governo. A aspiração primária é sedutora: o impulso instintivo para a liberdade.
Por anarquismo se entende “o movimento que atribui ao homem como individuo e a coletividade, o direito de usufruir toda liberdade, sem limitação de normas, de espaço e de tempo, fora dos limites existenciais no próprio individuo: liberdade de agir sem ser oprimido por qualquer tipo de autoridade, admitindo unicamente os obstáculos da natureza, da opinião, do senso comum e da vontade da comunidade geral- aos quais o