Gestão Operacional (Valmir Furtado)
Segundo Di Pietro (1999) o serviço público é considerado como toda atividade material que a lei atribui ao Estado para que a exerça diretamente ou por meio de seus delegados, com o objetivo de satisfazer concretamente as necessidades coletivas sob o regime jurídico total ou parcialmente público.
Para a categoria de prestação de Serviços Públicos de disponibilização de Infra-estrutura, podemos ainda identificar três subcategorias, a saber: infra-estrutura física; infra-estrutura de conhecimentos científicos e tecnológicos; e institucional e de fomento.
Exemplos:
Primeira subcategoria seriam as disponibilizações de infra-estruturas de transporte, de comunicação, de energia elétrica, entre outras. Na segunda subcategoria, podemos citar os sistemas de ciência e tecnologia, que disponibilizam serviços relacionados ao conhecimento. Na terceira subcategoria, podemos citar o papel das políticas públicas e os financiamentos pelo Estado, disponibilizando meios para o desenvolvimento econômico e social.
b) Analise e contextualize os elementos da Figura 14 - pág. 75, correlacionando-os à definição apresentada para o termo processo.
Conjunto de atividades (tarefas, procedimentos): localize na figura 14 P1, P2, P3,..., Pn, essas indicações representam a recepção do paciente, o preenchimento de fichas, o atendimento pelo médico, o fornecimento de medicamentos e a liberação do paciente. Execução de forma sequencial: veja na Figura 14 que os procedimentos são executados um após o outro, representando as atividades que mencionamos anteriormente. Atividades contínuas no tempo: a cada paciente que busca atendimento, todas as atividades do conjunto são executadas. Atividades necessárias e suficientes para a geração de um resultado ou produto: para que o paciente se considere atendido, isto