Valina
A Valina é um aminoácido codificado pelo código genético. Os códons que dão origem à Valina são: GUU, GUC, GUA e GUG. Esse aminoácido é essencial para o ser humano e é classificado como não-polar. A valina é um aminoácido alifático primo da leucina e da isoleucina, tanto em estrutura, como em função. Estes aminoácidos são extremamente hidrofóbicos e são quase sempre encontrados no interior de proteínas. Eles raramente são úteis em reações bioquímicas normais, mas estão relegados à função de determinar a estrutura tridimensional das proteínas devido à sua natureza hidrofóbica. Ela representa cerca de 5% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo, encontrada em abundância em leite e ovos.
Sobre a titulação da valina: A valina possui dois pontos de ionização, pka1 e pka2, o seu primeiro ponto de ionização ocorre em pH 2,29 com a ionização do grupo –COOH, ou seja:
-COOH COO- + H+
O segundo ponto de ionização da valina ocorre em pH 9,72 com a ionização do grupo –NH3+, ou seja:
-NH3+ NH2 + H+
O ponto Isoelétrico da valina é PI = pka1 + pka2/2 = 6,0, portanto ocorre em pka 6
Lembrar que na região dos pkas existe resitência à alteração de pH o que caracteriza o comportamento tampão da solução. É nóis na coletividade.
from Introduction to Organic and Biochemistry, 4th ed. William H. Brown, Brooks/Cole Publishing Company, 1987, p. 356.