Aminoácidos presentes nos vegetais
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Alimentos: Qualidade, Saúde, Nutrição
Aminoácidos presentes nos vegetais
Manaus/AM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Deborah
Rayane
Alimentos: Qualidade, Saúde e Nutrição
Aminoácidos presentes nos vegetais
Manaus/AM
Sumário
Introdução
Os aminoácidos são as unidades monoméricas das proteínas. Constituídos basicamente de um grupamento amina, um ácido, um átomo de Hidrogênio e um radical R (cadeia lateral) ligados a um átomo de C chamado carbono α.
Entre os diversos tipos de desnutrição, as deficiências proteicas estão entre as formas mais preocupantes. A qualidade proteica de um alimento está relacionada com sua composição de aminoácidos, principalmente os essenciais, e com sua digestibilidade (Ferreira et al., 2005). Os aminoácidos são sintetizados nos vegetais em complexas vias metabólicas controladas por enzimas, substratos e pelos próprios aminoácidos que são os produtos finais. Além dos vinte aminoácidos que são comumente produzidos e incorporados nas proteínas, mais de trezentos tipos adicionais foram identificados nos vegetais (Ferreira et al., 2005).
Os aminoácidos desempenham importantes funções como transportadores de nitrogênio para diferentes partes nos vegetais (Azevedo et al., 2006); reguladores em diversos processos envolvidos em resposta a diferentes condições ambientais e sendo, ainda, importantes para a qualidade nutricional das proteínas presentes nas sementes (Azevedo et al., 2006).
Entre os vinte aminoácidos incorporados nas proteínas, nove (lisina, treonina, metionina, fenilalanina, triptofano, isoleucina, leucina, valina e histidina) são denominados essenciais porque não são sintetizados por humanos e animais monogástricos, sendo adquiridos nas dietas alimentares (Ferreira et al., 2005).