Glicídios, lipídios, aminoácidos e proteinas
Aminoácidos e Proteínas
Nome: Lurian Rodrigues Dorna Nº21 Série: 3º A
Introdução
Glicídios: A classe dos glicídios (do grego glicos, "doce") é muito ampla e abrange desde o açúcar comum até compostos muito complexos, como a celulose e o amido, que são produzidos nos vegetais pelo processo de fotossíntese. De origem predominantemente vegetal, além de exercerem função energética, podem desempenhar papel estrutural.
Lipídios: Os lipídios, em geral, são substâncias químicas encontradas no interior de células vegetais e animais. Têm a característica de isolante térmico (nos animais), protegem os órgãos do corpo, função estrutural (agindo sobre o formato das células), impermeabilidade das células vegetais (evitando a perda excessiva de água), auxiliam na formação dos hormônios, além do fornecimento de energia (processo mais lento). Estas substâncias, tão importante para o nosso organismo, são encontradas nos alimentos de origem animal e vegetal.
Aminoácidos: Os aminoácidos, também denominados de peptídeos, representam a menor unidade elementar na constituição de uma proteína. Qualquer molécula de aminoácido tem um grupo carboxila (COOH) e um grupo amina ligada a um átomo de carbono. Nesse mesmo carbono ficam ligados ainda um átomo de hidrogênio e um radical (R).
Proteínas: As proteínas são macromoléculas, isto é, moléculas grandes, constituídas por unidades chamadas aminoácidos. Algumas propriedades importantes dos seres vivos estão associadas a elas: a facilitação para a ocorrência de reações químicas (enzimas), o transporte de oxigênio (hemoglobina), a transmissão de informações (hormônios), a composição estrutural das células (membranas, túbulos, etc.), a defesa orgânica (anticorpos), etc.
O que distingue uma proteína da outra é o número de aminoácidos, o tipo de aminoácidos e a seqüência na qual eles estão ligados.
Glicídios
Definição: Os glicídios são