Vale a pena educar
Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornarem-se cidadãos realizados e produtivos.
O processo educacional é o caminho para a humanização do individuo e construção de uma sociedade de fato civilizada. É preciso utilizar todos os recursos disponíveis no que diz respeito a inovações tecnológicas e meio de comunicação para que o educar que visa formação não seja substituído pelo conforto da informação apenas. Vale a pena repensar o que é natural contextualizando-o. Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social. Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais, mostrar que vale a pena ensinar.
Educar vale a pena
A educação é de fato um processo natural, que se dá com a pessoa natural. Já nascemos aprendendo e sabendo uma infinidade de coisas importantes. A aprendizagem é um fenômeno natural. A educação deve preparar a pessoa para promover a harmonia, a compreensão, a tolerância e a paz na sociedade. A educação não é um produto que se encontra nas prateleiras dos supermercados, mas é a transmissão de culturas e conhecimentos que recebemos e retransmitimos todos os dias.
Assim nos remetemos a realidade escolar e podemos afirmar: a educação não é mérito de um único professor ou de uma única escola, mas é o objetivo de todo docente e de toda