vacinas
Disciplina de Ciências da Natureza
Ano Lectivo de 2008/2009
Professora Maria do Rosário Rodrigues Roque Xavier
Trabalho realizado por
Sofia Ribeiro Dinis
6°D N°22
Índice
Introdução 3
I - Definição 4
II - Porquê vacinar ? 5
III - Classificação das vacinas 6 I - Vacinas vivas atenuadas 6 II - Vacinas inativas 6
IV - Intervalo entre doses de uma mesma vacina 7
V - Reações adversas das vacinas 7
VI - Contra-indicações à vacinação 8 I - Contra- indicações gerais à vacinação 8 II - Contra-indicações às vacinas vivas atenuadas 8
VII - Doenças e vacinas adequadas 9 I - Meningite 9 II - Hepatite B 10 III - Tétano 11 IV - Gripe 12
VIII - Conclusão 13
IX - Bibliografia 14
X - Webografia 14
XI - Anexos 15
Introdução
O tema que vou tratar nesta minha apresentação é o das vacinas.
Escolhi este tema porque é muito importante na sociedade de hoje estar bem informado sobre a nossa saúde e que estava interessada sobre saber como combater muitas das doenças que andam por aí à solta.
Neste trabalho apresentarei algumas das doenças mais conhecidas que são combatidas pelas vacinas, também falarei da « invenção » da vacina propriamente dita e das vantagens que elas trazem.
O meu trabalho tem uma estrutura bem definida para uma boa compreenção dos sub-temas nele tratado pois é importante bem diferenciar cada parte porque com a saúde não se brinca.
I - Definição
As vacinas são substâncias, como proteínas, toxinas, partes de bactérias ou vírus, ou mesmo vírus e bactérias inteiros, atenuados ou mortos, que ao serem introduzidas no organismo, suscitam uma reação do sistema imunológico semelhante à que ocorreria no caso de uma infecção por um determinado agente patogênico, desencadeando a produção de anticorpos que acabam por tornar o organismo imune ou, ao menos mais resitente, a