Analises de Liquidez
Análise Jota
Índice de Liquidez
Os indicadores de liquidez evidenciam a situação financeira de uma empresa frente a seus diversos compromissos financeiros.
Liquidez Imediata
Revela a porcentagem das dívidas em curto prazo, em condições de serem liquidadas imediatamente.
A empresa neste índice apresenta um leve aumento entre o ano de 2011 a 2013. Geralmente este índice é baixo, pois as empresas não tem interesse de manter recursos monetários em caixa.
Liquidez Seca
Indica o quanto uma empresa poderá dispor de recursos circulantes, sem vender estoques, para cumprir com suas obrigações de curto prazo.
O índice de liquidez seca mostra expectativa de melhora entre o Ano 2011 e 2012, porém em 2013, houve uma redução comparada aos anos anteriores.
Liquidez Corrente
Indica quanto à empresa poderá dispor de recursos de curto prazo, para honrar suas dividas de curto prazo.
Neste índice a empresa mostra-se capaz de liquidar suas dividas, pois quanto maior seu índice de liquidez corrente, maior a capacidade da empresa em financiar suas necessidades de capital de giro.
Liquidez Geral
Como uma medida de segurança financeira da empresa a longo prazo, revela sua capacidade de saldar todos os seus compromissos a curtos e longo prazo.
A liquidez geral não identificou a capacidade de pagamento da empresa, tanto a curto como a longo prazo. Dessa maneira a Jota possuía em 2011, para cada R$ 1,00 de débito total, R$ 0,78 em seu circulante e realizável a longo prazo.
Em 2013 essa posição financeira melhorou, mas mesmo assim a empresa conta com a capacidade geral de pagamento de suas exigibilidades apenas de 88%.
Índice de Endividamento
No que se refere a posição do endividamento, muitas