Análises de liquidez
PME = Quanto menor melhor, já que um prazo médio alto significa que a empresa está tendo maiores dificuldades para vender seus produtos.
PMPF= O Prazo Médio de Pagamentos é um indicador de atividade que procura medir o grau de eficiência com que a empresa está a gerir os seus pagamentos a fornecedores. Quanto maior o prazo médio de pagamentos, maior é a sua capacidade de negociação de prazos de pagamento.
PMC= Quanto menor melhor, já que isso significa que a empresa está recebendo o
LIQUIDEZ CORRENTE= liquidez corrente é um dos índices mais conhecidos e utilizados na análise de balanços.
O Exemplo S.A. apresenta uma liquidez corrente de 2,5 ($ 5.000 / $2.000). Isto é, a empresa poderá dispor de $ 2,50 de AC (bens e direitos de curto prazo) para cada $ 1,00 dePC (obrigações de curto prazo).
LIQUIDEZ SECA= Índice é uma medida mais rigorosa para avaliação da liquidez da empresa. Indica o quanto PODERÁ dispor de recursos circulantes, sem vender seus estoques, para fazer frente a suas obrigações de curto prazo.
A Exemplo S.A. apresenta uma liquidez seca de 2($ 4.000 / $2.000). Mesmo sem vender seus estoques, ela poderá dispor de $2,00 para cada $l,00 de obrigação de curto prazo. Assim, não depende da venda de estoques para liquidar seus compromissos. Se a liquidez seca for igual ou maior que 1, pode-se dizer que a empresa não depende da venda de estoques para saldar seus compromissos de curto prazo. Por outro lado, quanto mais abaixo da unidade, maior será a dependência de vendas para honrar suas dívidas.
LIQUIDEZ GERAL= é uma medida da capacidade de pagamento de todo o passivo exigível da empresa. O índice indica o quanto à empresa PODERÁ dispor de recursos circulantes e delongo prazo para honrar todos os seus compromissos.
A Exemplo S.A. apresenta uma Liquidez Geral de 1,2 [ ($5.000 + $ 1600) / ($2.000 + $3.500)], ou seja, para cada $l,00 de dívidas totais a empresa poderá dispor de $ 1,20 de recursos de curto e longo prazo.
SIDERÚRGICA