vacinas
Protege contra o tétano e a difteria.
A difteria é causada por um bacilo, produtor de uma toxina (substância tóxica) que atinge as amídalas, a faringe, o nariz e a pele, onde provoca placas branco-acinzentadas. É transmitida, por meio de tosse ou espirro, de uma pessoa contaminada para outra.
O tétano é uma infecção, causada por uma toxina produzida pelo bacilo tetânico, que entra no organismo por meio de ferimentos ou lesões na pele (tétano acidental) ou pelo coto do cordão umbilical (tétano neonatal ou mal dos sete dias) e atinge o sistema nervoso central. Caracteriza-se por contrações e espasmos, dificuldade em engolir e rigidez no pescoço.
A vacina é aplicada por injeção via intramuscular na parte superior do braço ou na parte lateral da coxa.
Adolescentes não vacinados devem tomar três doses (com intervalo de dois meses (zero, dois, quatro meses)). Adolescentes que já receberam a vacina DTP na infância devem tomar uma dose de reforço a cada dez anos.
Vacina contra Febre Amarela
Essa vacina oferece proteção contra a febre amarela, doença infecciosa, causada por um vírus transmitido por vários tipos de mosquito. É uma enfermidade grave caracterizada por febre repentina, calafrios, dor de cabeça, náuseas e que leva ao sangramento no fígado, no cérebro e nos rins, podendo, em muitos casos, causar a morte.
A aplicação da vacina se dá por injeção subcutânea (sob a pele) na parte superior do braço. Uma dose, com reforço a cada dez anos.
A vacina é indicada a todas as pessoas que pretenderem viajar para locais onde a febre amarela é endêmica e a aplicação deve ser feita, no mínimo, dez dias antes da viagem.
Vacina contra Hepatite B
Protege contra a Hepatite B, doença causada por um vírus e que provoca mal-estar, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas, vômitos e aversão a alguns alimentos. O doente fica com a pele amarelada. A Hepatite B é grave porque pode levar a uma infecção crônica (permanente) do