Vacina
O que é vacina?
As vacinas são produtos biológicos que protegem os indivíduos contra certas doenças. Podem ser fabricadas a partir de partes dos microrganismos que estimulam o seu organismo a constituir sua proteção.Quando o indivíduo é vacinado (ou “imunizado”), o seu organismo tem a oportunidade de prevenir a doença sem os riscos da própria infecção. O organismo do paciente desenvolve proteínas protelaras chamadas “anticorpos” que destroem o microrganismo.O organismo pode guardar na memória como produzir esses anticorpos durante muito tempo, muitas vezes a vida toda. Desta forma, se a paciente estiver exposto novamente à doença, os anticorpos serão capazes de inibir os microrganismos antes que eles encontrem uma formo de causar a doença.
Quais são os tipos de vacina? As vacinas podem ser formadas por diversos tipos de antígenos: vírus vivos e bactérias atenuadas vivas, vírus mortos e bactérias inativas mortas, toxoides ou componentes de estrutura viral ou bacteriana. No todo há três tipos de vacinas.
Vacina atenuada: É composta por bactérias ou vírus ainda vivos, mas que, por cultivo em condições adversas, perderam sua capacidade de produzir a doença. Ainda assim, podem se replicar e produzir imunidade. A função da replicação é causar estímulo forte e prolongado no sistema imune, parecida com a resposta formada após uma infecção natural. Em geral, esse tipo de vacina é efetivo com apenas uma dose e oferece proteção longa. São exemplos de vacinas atenuadas virais as vacinas contra: sarampo, caxumba, rubéola, varicela, febre amarela, rotavírus e poliomielite (oral). Conhecidas como atenuadas bacterianas, as vacinas contra BCG e contra a febre tifóide (oral).
Vacina inativada:É composta por vírus ou bactérias mortos inativados por processos químicos ou físicos, após replicações em meios específicos. Esse tipo de vacina costuma provocar imunidade humoral, quando os linfócitos B reagem contra essas bactérias ou vírus, produzindo e expelindo