Vacina para dengue
Existem quatro tipos de vírus da dengue (sorotipos 1, 2 , 3 e 4), que podem causar infecções assintomáticas, sintomas virais discretos e inespecíficos, os sintomas caraterísticos da doença ou formas mais graves que evoluem com extravasamento de plasma sanguíneo para fora dos capilares, tendências hemorrágicas e morte.
SAIBA MAIS
CONVOCAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS
VACINA CONTRA A DENGUE
TESTES
VACINA CONTRA DENGUE: VOLUNTÁRIOS COMEÇAM A SER RECRUTADOS
Pessoas que já foram infectadas por um dos sorotipos correm risco de desenvolver quadros mais graves, ao ser infectadas por um vírus de outro sorotipo.
São muitos os desafios para a obtenção de uma vacina contra a dengue: precisa oferecer proteção contra os quatro sorotipos, faltam modelos de animais de experimentação que apresentem quadro comparável ao do homem, e o conhecimento dos fenômenos imunológicos envolvidos ainda é incompleto.
Depois de décadas de tentativas para chegar à vacina, acaba de ser publicado um estudo conduzido com uma preparação desenvolvida pela parceria francesa entre a Sanofi e o Instituto Pasteur.
De junho de 2011 a março de 2012, foram vacinadas crianças de 9 a 16 anos, em cinco países latino-americanos: Brasil, Colômbia, México, Porto Rico e Honduras.
Nesse estudo fase 3, foram divididas em dois grupos 20.869 crianças saudáveis. O primeiro recebeu três doses da vacina: no instante inicial, 6 meses e 12 meses mais tarde; o segundo recebeu três injeções de uma preparação inerte (placebo), administradas com os mesmos intervalos.
A vacinação apresentou 60,8% de eficácia.
A proteção contra os quatro sorotipos, no entanto, foi desigual: 50% para o sorotipo 1, 42% para o sorotipo 2, 74% para o sorotipo 3 e 78% para o