Nanotecnoligia
A emergência do aparecimento de cepas resistentes a drogas múltiplas vem despertando a necessidade do desenvolvimento de novos medicamentos através da compreensão dos mecanismos de ação e dos alvos de ação farmacológica em nível molecular, bem como, de desenvolver sistemas de transporte mais específicos para os fármacos já existentes, a fim de aumentar a eficiência terapêutica desses medicamentos.
A pesquisa na área de tecnologia farmacêutica tem direcionado seus objetivos principalmente para o estudo do destino dos fármacos após a administração in vivo, com o objetivo de garantir concentrações adequadas dos mesmos nos locais em que eles devem exercer seu efeito farmacológico. Assim, surgiram novos sistemas de veiculação de fármacos, entre os quais os "Sistemas de Liberação Controlada de Fármaco" (Controlled Drug Delivery System), cuja preocupação fundamental inclui o estudo da velocidade de liberação do fármaco no sítio de administração e a velocidade com que essas substâncias atravessam as barreiras biológicas, penetram na circulação e atingem o alvo farmacológico.
Mais recentemente, têm sido explorados com grande detalhamento científico os "Sistemas de Direcionamento de Fármacos" (Drug Targenting System), cuja biotecnologia e funções biológicas vão além da liberação. Esses sistemas, quando adequadamente idealizados, podem determinar o destino do fármaco no organismo, evitando os tecidos não específicos para os quais o fármaco pode ser potencialmente tóxico, proporcionando alta concentração de fármaco diretamente no local onde o efeito farmacológico deve ser exibido.
Os