a arte de pesquisar sintese
O material levantado é, em si, um conjunto de informações reunidas de acordo com um ponto de vista e um sistema - conjunto empírico que deve ser trabalhado por outros procedimentos como a descrição, a análise, o levantamento de inferências, a compreensão, a explicação os quais se sucedem como fases diferentes e inconfundíveis.
Existem algumas maneiras específicas de abordagem e levantamento de dados nas Ciências Sociais: História de Vida; História Oral; Entrevista (não-diretiva) e o Questionário, que trazem algumas vantagens e desvantagens em suas realizações nas pesquisas qualitativas tendo cada uma sua especificidade ao tentar perceber a realidade social.
HISTÓRIA DE VIDA
Bastante utilizada no início do século por vários cientistas sociais europeus, a história de vida foi relegada ao ostracismo com o grande desenvolvimento das técnicas estatísticas. Com o passar do tempo, foi se percebendo que valores e emoções permaneciam escondidos nos próprios dados estatísticos, já que as definições das finalidades da pesquisa e a formulação das perguntas estavam profundamente ligadas à maneira de pensar e de sentir do pesquisador que levava para os seus dados sua própria percepção e seus preconceitos.
Apoiada dentro do amplo quadro da "história oral", a história de vida constitui um tipo de forma informação captada oralmente. No entanto, devido a sua especificidade, pode encontrar dados em documentação escrita pois as entrevistas, os depoimentos pessoais, as autobiografias, as biografias eram bastante semelhantes.
A história de