Circuitos: Atrito
1º Ano Eletrotécnica
Eletrização por atrito
Aluno: Henrique Franco Herrmann
Disciplina: Circuitos
Professor: Dori
Data: 17/02/2014
Introdução
O átomo consiste basicamente de duas partes, seu núcleo, onde estão presentes as cargas positivas (prótons), e cargas neutras (nêutrons), e elétrosfera, onde estão presentes as cargas negativas (elétrons). O ganho ou a perda de elétrons que ira definir se esse átomo esta carregado positivamente (caso aja mais prótons do que elétrons), ou negativamente (caso existam mais elétrons presentes no átomo do que prótons). A interação entre átomos carregados positivamente e negativamente gera eletricidade. Um dos efeitos da mesma é a repulsa entre cargas de mesmo sinal, e atração entre cargas de sinais diferentes, uma das formas de conseguir isso é através do atrito, que é o objetivo do experimento apresentado.
Procedimento
Foram entregues duas tiras de plástico, duas tiras de papel, e um pedaço de papel higiênico para cada grupo. Cada grupo deveria esfregar o papel higiênico nas tiras de plástico e de papel, e observar a reação que cada tira teria quando aproximada de outra tira, de mesmo material ou material diferente. Primeiramente, as duas tiras de plástico foram submetidas ao teste. Depois de esfregadas, elas foram erguidas e colocadas uma ao lado da outra como mostra a figura abaixo:
Houve repulsão entre elas, o que se espera de dois materiais carregados com cargas de mesmo sinal. O mesmo procedimento foi feito com as duas tiras de papel, esfregadas, e depois erguidas uma ao lado da outra e da mesma forma que aconteceu com as tiras de plástico, acabaram se repulsando. O próximo passo foi esfregar, dessa vez, uma tira de plástico e uma de papel, e ergue-las uma ao lado da outra. A tira de plástico, e foi atraída pela tira de papel, ou seja, as cargas opostas presentes e cada um dos materiais fizeram com