Va - valor agregado
A técnica de Análise de Valor Agregado é um método de mensuração e reporte de desempenho do projeto, cujo objetivo é a gestão do custo e do cronograma com base na avaliação entre o que foi obtido em relação ao que foi realmente gasto, e ao que se planejava gastar.
Dá-se o nome de “valor agregado” ao valor orçado para realizar o trabalho de um determinado período de tempo do horizonte do projeto. Três valores chave são calculados para cada atividade ou pacote de trabalho: * PV: Planned value (custo planejado do trabalho) * EV: Earned value (valor agregado pelo trabalho realizado) * AC: Actual cost (custo real do trabalho realizado)
Uma vantagem desta técnica com relação à abordagem tradicional é que ela dá uma resposta de desempenho com relação ao trabalho executado, ou seja, avalia-se quanto se gastou com relação ao que se deveria ter gasto para realizar o trabalho que foi realizado. Enquanto a abordagem tradicional simplesmente compara o que foi gasto com o quanto se planejou gastar até determinado momento do projeto, sem a preocupação de avaliar o trabalho realizado com esse custo.
Os dois principais indicadores da Análise de Valor Agregado são o SPI (índice de desempenho de prazo) e o CPI (índice de desempenho de custo). O SPI é calculado pela seguinte equação: SPI = EV / PV.
O resultado é um valor percentual com a seguinte interpretação: * SPI = 1 → Projeto está atendendo as expectativas (dentro do prazo) * SPI > 1 → Projeto está superando as expectativas (adiantado) * SPI < 1 → Projeto está abaixo das expectativas (atrasado) O CPI é calculado com a seguinte equação: CPI = EV / AC.
Interpretação:
* CPI = 1 → Projeto está atendendo as expectativas (dentro do orçamento) * CPI > 1 → Projeto está superando as expectativas (economizando) * CPI < 1 → Projeto está abaixo das expectativas (estouro no orçamento) Os índices de desempenho de custo e