utopia x principe
PÚBLICO X PRIVADO
GOVERNO (EXECUTIVO, LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO)
UTOPIA – TOMMAS MORE
O sistema predominante era o socialismo (utópico), e, apesar de a sociedade ser hierarquizada, todas as categorias superiores (príncipe, traníboras, sifograntes, sacerdotes) trabalhavam em prol do bem comum. Todos os cidadãos possuíam as mesmas possibilidades de ascender hierarquicamente por meio da dedicação aos estudos.
Prevalecia o princípio da posse comum, extinguindo-se a ideia de moeda e de propriedade privada.
O sistema eletivo consistia numa mistura de democracia representativa e meritocracia, no qual os integrantes das categorias superiores seriam eleitos pelo povo, e concomitantemente deveriam provir da classe dos letrados.
O PRÍNCIPE - MAQUIAVEL
As classes sociais (o povo e os grandes) eram instrumentos manipuláveis para a manutenção do poder. Ambas são subordinadas ao príncipe, que com prudência deve administrar seu poder de modo a manter a ordem e sufocar conspirações.
Apesar do fato de o príncipe ocupar o mais alto posto em uma hierarquia e de num governo monárquico o Estado ser sua propriedade, ele deve evitar confiscar a propriedade de terceiros afim de que o ódio suscitado por tal ato promova rebeliões.
Os três poderes tem como objetivo a perpetuação do poder do príncipe, de modo que as funções dos poderes que suscitem ódio devam ser atribuídas a terceiros e as que suscitem gratidão sejam de responsabilidade do príncipe.
O texto dentro das células ficou muito grande, faltou falar da questão da liberdade religiosa em utopia que deve se encaixar no tópico relações sociais.
Na parte do governo em utopia o executivo e de responsabilidade do príncipe , e o legislativo/ judiciário mme pareceram estar misturados sendo que os magistrados são responsáveis por legislar ( em conselho) e julgar.