utilização dos jogos de regras
Considerando os aspectos apontados no texto “Uso de jogos de regras no atendimento psicopedagógico”.
Jogo 1: Mancala
Jogo 2: Bezzete
a) Conduta operatória (coordenação de ações) – descentramento do sujeito e reciprocidade;
Jogo 1- Mancala, é um jogo de conduta operatória formal, pois o jogador necessita conhecer as regras e se familiarizar com o tabuleiro. Ao jogar a um descentramento do sujeito, o mesmo deverá criar estratégias e pensar nas jogadas seguintes.
Jogo 2- O jogo Bezzete possui caráter social, uma vez que é necessário observar e interagir com os outros participantes. É um jogo de sorte, no qual os jogadores dependem do arremesso e quantidades que saírem nos dados.
b) Pensamento por antecipação
Jogo 1- Por conter regras e terminar assim que as peças do jogador acabar é um jogo que trabalha com o pensamento por antecipação, pois o jogador deverá criar estratégias e estar o tempo todo atento para que suas peças acabem primeiro que as de seu adversário.
Jogo 2- Por contar restritamente com a sorte, o jogo não necessita de pensamento por antecipação. Permite estar atento ao resultado obtido pelo lançamento dos dados.
c) Dimensões envolvidas no jogo; espacial (diagonal, vertical, horizontal, sentido horário e anti-horário), numérica;
Jogo 1- é um jogo de dimensão espacial que gira no sentido horário, sendo assim a criança deverá perceber o que vem a sua esquerda e a sua direita, também aborda a dimensão numérica, pois cada participante recebe um 18 sementes, totalizando 36 sementes distribuídas no tabuleiro.
Jogo 2 - As dimensões envolvidas no jogo são de sentido anti-horário e numérica.
d) Modificações nas regras para atender as necessidades dos sujeitos: alterar o jogo para abordar conteúdos matemáticos,
Jogo 1-
Jogo 2- Dentro de uma intervenção no campo da matemática, o jogo permite abordar adição, contagem recitativa e percepção visual. Pode-se também criar novas