UTILIZAÇÃO DO PICNÔMETRO PARA A DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE
Os estados da matéria podem, de forma simplificada, ser agrupados em sólido, líquido e gasoso. Uma das propriedades macroscópicas que geralmente distingue esses três estados da matéria é a densidade (massa/volume), pois em geral (mas nem sempre) a densidade de gases é menor do que a de líquidos, e essa menor ainda do que a de sólidos. A densidade é uma grandeza intensiva, isto é, não depende da quantidade de matéria. Assim, a densidade da água pura contida em um litro ou numa colher de 5 ml é a mesma. De forma geral, se a substância é homogênea, então a sua densidade é a mesma em todos os pontos do volume que ocupa. A densidade depende do tipo de substância, mas é em geral influenciada pela temperatura e pela pressão.
Densidade absoluta ou massa específica de uma substância qualquer de massa m e volume V é definida por
d = m (g) V (ml)
ou seja, é a razão entre a massa de um corpo pelo volume que o mesmo ocupa.
Sendo útil para a identificação preliminar de produtos na indústria, no controle de qualidade da produção de um determinado produto, bem como para expressar a concentração de soluções. Gasolina, álcool etílico hidratado e álcool etílico adicionado à gasolina, por exemplo, são combustíveis utilizados em veículos no Brasil, sendo que a composição da mistura pode ser rapidamente avaliada através da determinação da densidade.
O picnômetro trata-se de um pequeno frasco de vidro construído cuidadosamente de forma que o volume do fluido que contenha seja invariável. Ele possui uma abertura suficientemente larga e tampa muito bem esmerilhada perfurada na forma de um fino tubo longitudinal.
Figura 1. (a) Picnômetro, (b) picnômetro, detalhe, tampa com capilar.
Como exemplo, utilizar-se para medir a densidade relativa (em relação á água) de um líquido.
Usando o picnômetro para se medir densidade de líquidos. Sejam:
· m1 a massa do picnômetro vazio,
· m2 a massa do picnômetro cheio com o líquido (etanol) cuja densidade