Mediçao picnometro
De Sólidos e Líquidos
João vicente 10ºA Nº23 04/12/12
Índice 1. Capa 2. Índice 3. Introdução 4. Material e reagentes 5. Procedimento experimental a. Determinação da densidade de um líquido b. Resultado obtido 6. Determinação da densidade de um solido c. Resultado obtido 7. Determinação da densidade de líquidos com densímetro d. Material e. Procedimento f. Resultado 8. Interpretação 9. Conclusão
1.
Introdução
Na determinação da densidade de um sólido ou de um líquido utilizando um picnómetro, devemos realizar três pesagens com o objectivo de determinar a massa do sólido ou do líquido e a massa de igual volume de água. A densidade do sólido ou do líquido é a razão entre essas duas massas. A densidade tanto do solido como do líquido deve ser obtida à temperatura ambiente, tendo em conta que a assim a densidade da água não é igual à unidade. Tendo em atenção o cuidado de corrigir esse erro.
Material e Reagentes
Densidade de um líquido Densidade de um Solido
- Funil - Picnómetro de sólidos
- Álcool (usado) - Vidro de relógio
- Proveta - Massas (latão)
- Picnómetro de líquidos - Papel científico
- Papel científico - Esguicho
- Balança de precisão - Pano
- Termómetro - Pinça
- Agua - Balança de precisão
- Esguicho - Agua
Procedimento Experimental
Determinação da densidade relativa de um líquido:
- Medir a massa do picnómetro vazio e bem limpo, Tendo o cuidado de tarar a balança e apontamos os resultados.
- Retirar a rolha do picnómetro e com a ajuda de um esguicho encher com água, que já foi medida a sua temperatura com um termómetro, colocamos a tampa do picnómetro com o devido cuidado para que a agua fique ao nível correto, com um bocado de papel científico retiramos o excesso. Limpar bem a agua do exterior para que não interfira no resultado.
- Fazemos a pesagem do picnómetro cheio