Utilização de trafo 3~
.
I. INTRODUÇÃO
O propósito deste documento é demonstrar os conhecimentos assimilados durante o estudo sobre: “As principais utilizações dos transformadores trifásicos”. Para isso utilizamos – nos de idéias absorvidas durante as aulas que foram lecionadas na Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (ETMSL), idéias de autores aos quais consultamos livros e/ou apostilas, e experiências próprias vivenciadas durante a execução de nossas atividades laborais.
II. Definições gerais
Antes de começarmos a falar sobre as utilizações dos transformadores (ou trafos) é necessário defini – los, para que a assim possamos ter uma idéia do quão complexo é o seu dimensionamento em circuitos elétricos, e o quão essencial é a sua existência no ramo da elétrica.
A. O que é um Transformador?
Um trafo é um dispositivo elétrico destinado a transmitir energia elétrica ou potencial elétrico por entre circuitos, através de indução eletromagnética, para isso transformando tensões, correntes, e modificando valores de impedâncias.
Figura 1. Transformador trifásico.
B. Princípios de funcionamento:
O trafo é baseado basicamente em dois princípios físicos. São eles:
Lei de Oersted
Diz que todo condutor percorrido por uma corrente elétrica gera em torno de si, e em toda sua extensão um campo magnético com força proporcional a intensidade desta corrente elétrica.
Lei de Faraday
Diz que todo condutor submetido a um campo magnético variante, terá em si gerada uma tensão induzida, e que terá polaridade inversa a do campo gerador, e será diretamente proporcional a variação e intensidade do campo.
C. O funcionamento:
O trafo opera segundo o princípio da indução mutua entre duas (ou mais) bobinas ou circuitos indutivamente acoplados. A indução mutua consiste basicamente em, duas bobinas são colocadas próximas, mas separadas espacialmente em uma distancia suficiente para que o campo magnético que circule em uma delas