Eletrotecnica
1. ESCOLHA DAS TENSÕES DO SISTEMA ELÉTRICO
1.1 - Introdução
Ao se planejar um sistema Elétrico Industrial, um dos itens mais importantes, se não for o mais importante, é a escolha das tensões para a distribuição dos equipamentos elétricos. Praticamente é a escolha de tensões que define o sistema elétrico industrial.
Se por falta de maiores informações ,o engenheiro ou equipe escolher as tensões indevidas para um sistema elétrico, é bem provável que o sistema ficará comprometido para sempre quanto a flexibilidade, capacidade de expansão, manutenção, confiabilidade e quanto a custo.
Neste capítulo são discutidas as regras básicas para orientar o engenheiro na escolha das tensões para um sistema elétrico.
1.2 - Fatores Determinantes Para a Escolha de Tensões
Os principais fatores que determinam a escolha de tensões são:
Potência da carga
Distância
Equipamentos elétricos (tensões de utilização)
Segurança
Normas
Instalação já existente
Concessionária local de energia
Esses fatores individualmente não ditam as tensões, porém cada um tem o seu peso dependendo do tipo da instalação e, através de uma análise detalhada entre eles é que chega a um denominador comum para a escolha de tensão.
1.2.1 - Potência de Carga
O significado desse tema é a potência total de uma instalação ou a potência de um bloco de carga significante. Essa potência irá definir a tensão de alimentação primária, ou as tensões de distribuição interna do sistema.
Porém dois outros fatores irão afetar a escolha dessa tensão primária:
A distância em que vai ser transmitida essa potência e a concessionária de energia elétrica.
A distância tem a sua influência no dimensionamento dos condutores e na queda de tensão, se for uma instalação compacta, a distância é de pequena importância em relação à potência, porém se a distância for relativamente grande, passa a