Temperatura
As linhas de transmissão são os elementos que interligam dois pontos com o intuito de transferir potência. Um exemplo típico é a interligação de um transmissor e uma antena e em geral as linhas são compostas por dois condutores separados por um dielétrico (isolante).
Em relação à distribuição física dos condutores as linhas são divididas em bifilares e coaxiais conforme Figura 3.1. As linhas bifilares são ditas balanceadas e estão mais sujeitas a irradiação e captação de ondas eletromagnéticas inclusive ruído, que as linhas coaxiais ditas não balanceadas.
[pic]
Circuito elétrico equivalente: As linhas de baixas perdas (lossy line) conforme Figura 3.2 são representadas pelos parâmetros distribuídos indutância L, pela resistência R, pela capacitância C e pela condutância G, todos estes parâmetros referidos por metro de linha. A impedância resultante Z0 é chamada de impedância característica e independe da freqüência e do comprimento físico desta linha e é determinada pela Equação 3.1.
[pic]
[pic] (3.1)
Na faixa de radio freqüência a reatância indutiva é muito maior que a resistência. A susceptância capacitiva muito maior que a condutância. Estas linhas são chamadas sem perdas (lossless line) e a impedância característica Z0 resulta puramente resistiva conforme Equação Figura 3.3. A impedância característica para as linhas bi filares e coaxiais muito utilizadas na prática depende das suas especificidades físicas ou parâmetros de construção. As linhas estão representadas nas Figuras 3.4 (a) e (b). As Equações 3.3(a) e (b) são para o cálculo das impedâncias características. A Figura 3.5 ilustra dois tipos diferentes de cabos coaxiais, o cabo coaxial grosso que permite maior largura de banda e foi muito utilizado em redes de locais de grande tráfego e o cabo coaxial fino para menores taxas de tráfego de dados.
[pic]
(3.2)
[pic]
[pic]