Utilização de tag de rfid para aplicações no controle de saúde
Tecnologia de utilização de RFID para a aplicações na saúde é relativamente nova, no Brasil existem pouquíssimos caso do uso.
Alguns hospitais adotaram o RFID para controle dos pacientes e visitantes, de forma que cada um recebe uma pulseira com o sensor, se a pessoa estiver visitando alguma área indesejada do hospital, ou saindo sem autorização a segurança será avisada. A utilização dessa tecnologia para o fim de controle de pessoas ganha destaque especialmente na maternidade, onde o controle dos bebes ficou mais rígido.
Outro caso para o uso de RFID é a marcação de todos os materiais utilizados em uma cirurgia, incluindo gases, bisturi e outros. Dessa forma não se corre mais o risco de que um paciente seja suturado com algum tipo de material no interior do seu organismo. Parece uma utilização sem proposito, mas a Siemens estima que em alguns tipos de cirurgia seja muito comum perder materiais como gases.
Outra utilização para a saúde é o rastreamento de medicamentos e drogas. Com a aplicação de uma etiqueta contendo o TAG, é possível saber com precisão a localização dos medicamentos, além de controla por exemplo a validade dos mesmos.
Por fim, o exemplo do Hospital Albert Einstein que ilustra o controle de temperatura das geladeiras do complexo hospitalar, através dos TAGs. Foram instalados tags nas geladeiras, que medem constantemente as temperaturas, e estão diretamente ligados a um software que realiza todo o gerenciamento. Caso haja alguma anomalia, o sistema envia alertas instantâneos aos responsáveis.
O hospital possui um grande número de geladeiras, com temperaturas distintas para cada material, como bancos de sangue, de tecido, de leite, medicamentos etc. Além disso, as diferentes certificações que o hospital possui exigem um rigoroso controle da temperatura desses depósitos garantindo que a armazenagem esteja de acordo com as regras previstas em lei.