Utilização de Power Point© como método alternativo para auxiliar a comunicação de crianças surdas com deficiências múltiplas.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL
LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA – LabAssistiva
Autores: Geraldo Albertacci Junior (Bolsista PIBEX)
Vanessa de Sousa Guimarães (Bolsista PIBEX)
Miryam Bonadiu Pelosi (Colaboradora)
Vera Lucia Vieira de Souza (Colaboradora)
Resumo: “Utilização de Power Point© como método alternativo para auxiliar a comunicação de crianças surdas com deficiências múltiplas.”
Algumas crianças não desenvolvem a compreensão e uso da linguagem de maneira típica, devido a isso, têm sido empregados sistemas alternativos de comunicação para suplementar ou substituir a linguagem falada, tornando possível ou melhorando o desenvolvimento da comunicação e da linguagem.
A partir desse conceito, profissionais da terapia ocupacional, fonoaudiologia, pedagogia e alunos bolsistas do projeto PIBEX, implementaram a
Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) com as crianças surdas com deficiências múltiplas do Ambulatório de Surdez, do Hospital Universitário
Clementino Fraga Filho. O objetivo do trabalho é buscar formas alternativas de comunicação e, assim, possibilitar que essas crianças expressem seus pensamentos, anseios e ideias por meio de sinais manuais e gráficos.
Atualmente, dentre os recursos da CAA, são utilizados softwares como o
Power Point© que servem como suporte para o desenvolvimento comunicativo e cognitivo dessas crianças. Os aplicativos contêm sinais manuais ilustrados com vídeos em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais - e símbolos pictográficos. Estão sendo desenvolvidos aplicativos por temas como: cores, animais, partes do corpo, e meios de transporte, que são utilizados em conjunto com fotografias e objetos concretos com o objetivo de auxiliar a apreensão dos conceitos.
As atividades são implementadas em situações lúdicas do atendimento, e são complementadas com atividades gráficas de pintar, ligar, colar e relacionar os temas trabalhados.
Antes da construção do