comunicação
Viver ultrapassa todo o entendimento.”
Clarice Lispector
A Unidade 8 – Produção de texto/características de bons textos, estilo, autoria; vem com uma proposta bem inovadora que nos enche de expectativas quanto ao ato de escrever. E, quando somos convidados a trabalhar com a produção de textos dentro dos padrões formais, devemos considerar os parâmetros pré-estabelecidos para cada gênero textual e tipo textual. Então, considerando tudo o que nos é proposto neste capítulo, observe o desenho do autor mostrando como ele imagina o funcionamento da língua. Escreva um texto, entre 15 e 20 linhas, interpretando o desenho de acordo com a sua concepção de linguagem.
Escrever bem é uma tarefa extremamente complexa e que envolve múltiplas capacidades. Por isso, quando se fala em produção de textos, demanda-se um trabalho detalhado e em longo prazo, buscando materiais que sirvam de modelo e sejam capazes de olhar para o que escreveram e verificar se está confuso, redundante ou incompleto. E mais: precisamos revisar e reescrever o material até que ele fique bom o suficiente para ser apreciado e compreendido pelos leitores.
Para alcançar todos esses objetivos, existem diversas situações didáticas que podem ser colocadas em prática. O importante, seja qual for a escolhida, é que ,o contato, desde o primeiro momento, com uma proposta global e semelhante a situações que ocorrem nas atividades de comunicação da vida social. É fundamental também se concentre na exploração das diversas etapas que compõem a produção (planejamento, textualização, revisão e edição) e que saiba identificar as fragilidades para, assim, eliminá-las.
Escrever é a arte de reescrever. Nenhum texto de qualidade é produzido num “passe de mágica”. É preciso sonoridade, correção da linguagem, privilegiar uma