Utilização de instrumentos em um laboratório
Os experimentos tiveram como propósito a familiarização com diversas aparelhagens utilizadas no laboratório. E também a aprender de maneira correta a utilização de balanças, de algumas vidrarias e a manusear o Bico de Bünsen com muito cuidado.
Resumo
Os procedimentos realizados foram divididos em nove experimentos os quais envolviam: manipulação de tubos de ensaio, pesagens em balanças semi-analítica e analítica, utilização de pipeta, proveta e béquer para medir volumes, determinação de densidade e teor de álcool na gasolina, estudo do bico de Bünsen e teste de chama de alguns sais. Cada um dos nove experimentos foram independentes uns dos outros e mesmo com os erros dos aparelhos de medidas, houve sucesso nas propostas dos experimentos.
Materiais e Métodos
Materiais:
- Tubo de ensaio
- Balança semi-analitica e analítica
- Proveta
- proveta de vidro com tampa
- Pipeta
- Pera de borracha
- Pipeta Pasteur
- Erlenmeyer
- Termômetro
- Béquer
- Bico de Bünsen
Parte Experimental
Procedimento 1: Manipulação de tubo de ensaio
Pegamos dois tubos de ensaio. No primeiro, adicionamos 1mL de ácido acético com concentração de 0,5 mol/L com uma proveta milimetrada de 100 mL ( com erro de 0,5 mL) e agitamos. No segundo, adicionamos uma pequena quantidade de NaCl com uma espátula e, em seguida, solubilizamos-o com 1ml de água de torneira medida com a mesma proveta.
Procedimento 2 : Pesagem em balança semi-analitica
Inicialmente calculamos a massa necessária do composto (1,03 g) para preparar 100 mL de uma solução de 0,03 mol/L. Depois a colocamos em um béquer e pesamos o conjunto em uma balança semi-analítica.
Procedimento 3 : Acertar o menisco
Enchemos béquer de 250 mL ( erro de 25 mL ) com água da torneira. Conectamos a pera de borracha com a pipeta volumétrica, pipetamos o volume acertando o menisco e transferimos para um Erlenmeyer.
Procedimento 5 : Determinação da massa
Pesamos o corpo cilíndrico