Utilização de Germoplasma da Mamona
1406 palavras
6 páginas
USO E CONSERVAÇÃO DO GERMOPLASMA DA CULTURA DA MAMONA (Ricinus communis L.) A cultura da mamoneira (Ricinus communis L.) vem ganhando destaque no cenário agrícola brasileiro, proporcionando estímulos ao seu plantio e ao desenvolvimento tecnológico. Suas sementes contêm um óleo com excelentes propriedades para o uso industrial, sendo de grande importância por ser o único óleo vegetal solúvel em álcool e por requerer menos calor a produção de combustível (biodiesel), que outros óleos vegetais ( BAJAY et al., 2010, p. 1612). Essa planta também é conhecida popularmente por carrapateira, palma-crísti e enxerida e é possivelmente originária da Etiópia, no continete africano (CARVALHO et al., 2005). O cultivo de mamona vem expandindo nos últimos anos principalmente no semi-árido brasileiro, já que essa cultura é capaz de resistir a seca, sendo assim uma alternativa rentavél e sustentável nessas regiões. Iniciativas e incentivos como o do programa nacional de biodisel que beneficiam agricultores familiares contribuiram para que houvesse uma expansão na área cultivada de mamona no Brasil, essa expansão foi acompanhada pelo desenvolvimento de novas variedades. “Fatores como esses fizeram com que se tornasse fundamental uma buscapor genótipos específicos para cada variedade, de modo a maximizar a produção local” (BELTRÃO, 2008).
A variabilidade genética é essêncial para qualquer programa de melhoramento que tenha por objetivo selecionar características desejáveis das plantas cultivadas, no caso da mamona, cultivares com maior produtividade de sementes, precocidade, maior teor de óleo, menor teor de ricina e ricinina, resistência a pragas e doenças entre outros (DANTAS, 2006).
Segundo BESPALHOK (2003),o conjunto de genótipos que podem doar genes á uma determinada espécie é denominado germoplasma, essa é a fonte de variabilidade genética disponível para o melhoramento de plantas. Dentro dos programas de melhoramento, uma das tarefas mais importantes é a conservação de